De
algum lugar distante, entre arvores, brota um veio d'água.
A
medida que o tempo passava, esse pequeno veio foi se expandindo sobre a terra
fresca e úmida da mata.
Esse
veio tornou-se um riacho raso e sereno, que seguia seu caminho. Depois de muito
tempo esse riacho deparou-se com uma grande montanha a sua frente.
Essa
montanha esplendorosa impedia que o riacho seguisse seu curso.
Pequeno,
frágil, porém persistente, o rio traçou seu caminho por entre as entranhas da
montanha, deixando a mesma muito aborrecida, pois essa imaginava que seu esplendor enebriasse o riacho. Que ele se renderia a sua sombra, dando a ele
frescor.
Mas ao
mesmo tempo que ela fornecia sombra, derrubava sobre ele enormes blocos de
pedras, reduzindo assim seu precioso líquido.
Seguindo
seu caminho, o rio encontrou uma clareira que ficava num reino muito distante.
Nessa clareira havia muita grama, árvores, borboletas e belos pássaros.
Todas
as tardes a bela Deusa Oyá vinha se confortar com o canto da
natureza.
Um
dia ela encontrou e se encantou com o belo rio de águas límpidas e calmas. A
partir de então, todos os dias a bela Deusa vinha se banhar e beber do
delicioso néctar, que o rio lhe oferecia...
Desde
então, Oyá tornou-se a Deusa desse rio, e o rio
até hoje tem o seu nome,O RIO OYÁ.
Neide Sabino

Nenhum comentário:
Postar um comentário